Aos futuros cadetes do ar, atenção! O Intensivo EPCAR está chegando!
Fiquem ligados! Tem mudança no ENEM 2017!
09 MAR 2017
oblige

Foram divulgadas hoje, dia 9 de março, algumas modificações que ocorrerão na edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

É muito importante ficar atento às alterações. E, para te ajudar, descrevemos abaixo um resumo do que vai mudar:

DATAS – a prova será aplicada em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana. Anota aí: o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.

REDAÇÃO – a redação será realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo, serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

CERTIFICAÇÃO – o Enem deixa de certificar o Ensino Médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.

SEGURANÇA – os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificados com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição.

ATENDIMENTO – a solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento.

ISENÇÃO – o participante deverá informar, no ato da inscrição, seu Número de Identificação Social (NIS). O sistema de inscrição permitirá a busca automática. Em situação excepcional, o participante poderá declarar que atende às condições do decreto e da lei que permitem a gratuidade, mas, se for verificado que a declaração é inverídica, o candidato pode ser eliminado em qualquer etapa do processo. O participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento.

IMPORTANTE:

A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada no dia 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio. E o resultado será divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies), Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ensino Médio passará a ser universal, e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

A matéria completa você encontra no site do MEC: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45971

Compartilhar:
  • VOLTAR

    FAÇA SEU COMENTÁRIO

    CATEGORIAS
    TAG
    RECENTES